31 de dez. de 2013

REFLEXÃO DE ANO NOVO

Celeiro de Vida


Resoluções de Ano Novo.

Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. Eclesiastes 5:2

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Eclesiastes 5:4-5

A Bíblia não fala a favor ou ...contra o conceito de resoluções de Ano Novo. Cada dia é o dia que o Senhor fez, como o Salmo 118:24 afirma, “regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Podemos fazer uma resolução ou promessa a nós mesmo em qualquer dia do ano, e mantê-la ou quebrá-la está em nossas mãos. Devemos lembrar uma coisa que a Bíblia ensina, em Eclesiastes 5:2, 4 e 5, que se fazemos promessas ou votos a Deus, estes não devem ser tomados ligeiramente.

“Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.”

A grande maioria das resoluções de Ano Novo, mesmo entre os cristãos, são em relação a coisas físicas, quando deveriam ser decisões espirituais obedecendo e honrando o Senhor.

Quando fazemos resoluções, precisamos ter a motivação certa para iniciar ou parar qualquer atividade. Por exemplo, porque é que decidimos de ler a Bíblia todos os dias? Será que é para honrar a Deus e crescer espiritualmente, ou é porque ouvimos que é uma coisa boa para fazer? Por que queremos perder peso? É para honrar a Deus com o nosso corpo, ou é por vaidade, para honrar a nós mesmos?

Filipenses 4:13 nos diz: “Eu posso fazer tudo naquele que me fortalece.” E João 15:5 declara: “ Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” É importante saber que, se Deus é o centro da nossa resolução de Ano Novo, a pessoa tem grande chance de sucesso, e se é a vontade de Deus para que algo seja cumprido, Ele nos capacitará para cumpri-la. Se nossa determinação não é de honrar a Deus ou não está de acordo com a Palavra de Deus, não teremos sucesso. No entanto, se temos confiança quando nos aproximamos do nosso Pai celestial, e pedimos segundo a sua vontade, Ele nos ouvirá. (1 João 5:15)

Então, que tipo de resolução de Ano Novo o cristão deve fazer? Aqui estão algumas sugestões:

Peça a Deus para nos mostrar a forma de cumprir os objetivos que Ele nos dá.
Peça ao Senhor sabedoria em relação a que resoluções, que Ele quer que nos devemos fazer. (Tiago 1:5)
Deus sempre tem um propósito para o que vamos experimentar. Ele tem um motivo para o que Ele permite em nossa vida, e por isso podemos confiar Nele completamente. (Provérbios 1:3-5)
Si possível devemos encontrar um parceiro piedoso que nos ajudará e nos encorajará.
O orgulho deve ficar longe de nós, em vez disso, devemos dar a Deus toda a glória. (Salmo 37:5-6)
Devemos contar com a força de Deus para nos ajudar.
A Bíblia diz para não se preocupar com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Precisamos confiar em nosso Pai Celestial que sabe tudo o que precisamos, Ele é o nosso Deus e nosso Provedor. Ele é fiel e Ele cuidará de nós. (Mateus 6:25-34)
Não há limite para o que Deus pode fazer em nossa vida, nada é impossível para Deus. Deus abre portas que ninguém pode fechar e fecha portas que ninguém pode abrir. Com Deus, as possibilidades são infinitas quando vivemos de acordo com a Sua vontade. (Filipenses 4:13)
Precisamos manter nossos olhos fixos em Cristo e Ele nos dará descanso e paz, porque Ele é a nossa paz e Ele nos cuida e nos ama profundamente. (João 16:33)
Precisamos orar sobre o que Deus tem planejado para nós e estar disposto a andar pela fé, em obediência ao seguirmos Sua liderança. Sempre lembrando que Seus planos são sempre para o bem e não de mal, para nos dar um futuro e esperança. (Jeremias 29:11-13)
Precisamos começar o Ano Novo com um novo ponto de vista para novas experiências, memórias e bênçãos, ter uma mente e coração aberto para onde o Senhor nos levará, com plena certeza e confiança de que Ele está conosco. (Mateus 28:19-20)
Não devemos ficar desanimados com fracassos ocasionais, em vez disso, devemos permitir que eles nos motivem ainda mais.
Temos que estar dispostos a deixar Deus trabalhar em e através de nós para continuar a crescer em nosso relacionamento com Ele. Oremos para que Deus nos molde e nos faça flexíveis na mão do Oleiro.
Com novas experiências e lições vêm nova sabedoria e discernimento. Faça disso uma prioridade para procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou ouro fino. Provérbios diz que a sabedoria dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará. (Provérbios 4:7-9)
Demos graças ao Senhor por seu amor e certeza de que Ele está aqui para nós. Deixe-nos olhar para a frente e para o que Ele tem reservado para nós neste Ano Novo, pois Ele é fiel e digno de ser adorado e louvado cada dia da nossa vida.

Bênçãos neste Ano Novo!

20 de dez. de 2013

DEUS QUE VESTIU PELE HUMANA!

Celeiro de Vida


O apóstolo João, mais do que os outros evangelistas, falou-nos acerca da divindade de Jesus Cristo. No prólogo de seu evangelho já deu o rumo de sua obra: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Depois de falar que esse Verbo foi o agente criador e também o doador da vida, anunciou de forma magistral: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai” (Jo 1.14). Destacamos, portanto, aqui, quatro grandes verdades sobre o Verbo de Deus.
Em primeiro lugar, a eternidade do Verbo. “No princípio era o Verbo…” (Jo 1.1). Quando tudo teve o seu começo, o Verbo estava lá, não como alguém que passou a existir, mas como o agente de tudo o que veio à existência. O Verbo não foi causado, mas ele é causa de tudo o que existe. O Verbo não foi criado antes de todas as coisas, mas é o criador do universo no princípio (Jo 1.3). Se antes do princípio descortinava-se a eternidade e se o Verbo já existia antes do começo de tudo, o Verbo é eterno. A eternidade é um atributo exclusivo de Deus. Só Deus é eterno!
Em segundo lugar, a personalidade do Verbo. “… e o Verbo estava com Deus…” (Jo 1.1). No princípio o Verbo estava em total e perfeita comunhão com Deus. A expressão grega pros ton Theon traz a ideia que o Verbo estava face a face com Deus. Como Deus é uma pessoa e não uma energia, o Verbo é uma pessoa. O Verbo é Jesus, a segunda Pessoa da Trindade. Isso significa que antes da encarnação do Verbo, ele já existia e, isso, desde toda a eternidade e em plena comunhão com o Pai. Jesus não passou a existir depois que nasceu em Belém. Ele é o Pai da eternidade. Nas palavras do Concílio de Nicéia, ele é co-igual, co-eterno e consubstancial com o Pai.
Em terceiro lugar, a divindade do Verbo. “… e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). O Verbo não é apenas eterno e pessoal, mas, também, divino. Ele é Deus. Ele é a causa não causada. A origem de todas as coisas. O criador do universo. Ele é o verbo, ou seja, o agente criador de tudo que existe, das coisas visíveis e invisíveis. O Deus único e verdadeiro constitui-se em três Pessoas distintas, porém, iguais; da mesma essência e substância. O Verbo não é uma criatura, mas o criador. Não é um ser inferior a Deus, mas o próprio Deus. Embora, distinto de Deus Pai, é da mesma essência e substância. Ele é divino!
Em quarto lugar, a encarnação do Verbo. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). Aqui está o sublime mistério do Natal: O eterno entrou no tempo. O transcendente tornou-se imanente. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo foi enfaixado em panos e deitado numa manjedoura. Deus se fez homem, o Senhor dos senhores se fez servo. Aquele que é santo, santo, santo se fez pecado por nós e o que é exaltado acima dos querubins, assumiu o nosso lugar, como nosso fiador. Ele se fez maldição por nós e, sorveu, sozinho, o cálice amargo da ira de Deus, morrendo morte de cruz, para nos dar a vida eterna. Jesus veio nos revelar de forma eloquente o amor de Deus. Não foi sua encarnação que predispôs Deus a nos amar, mas foi o amor de Deus que abriu o caminho da encarnação. A encarnação do Verbo não é a causa da graça de Deus, mas seu glorioso resultado. Jesus veio ao mundo não para mudar o coração de Deus, mas para revelar-nos seu infinito e eterno amor. Essa é a mensagem altissonante do Natal. Esse é o núcleo bendito do Evangelho.

ESTUDO SOBRE O ASSUNTO ``A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA``

Celeiro de Vida



01) A origem do antiintelectualismo protestante.

O início do antiintelectualismo no protestantismo começou nos exageros do pregadores avivalistas do século 19, onde se dá o início do evangelicalismo. O problemas dos reavivamento nos Estados Unidos é que eles exageraram no aspecto emocional do cristianismo. Reagindo contra a apatia devocional de suas congregações, que eram secas emocionalmente, muitos crentes do século 19 caíram em outro estremo, o desprezo pela intelectualidade. “O pastor não eram mais um professor que ensinava uma determinada congregação, mas era uma celebridade que inspirava o público em massa”, observa Nancy Pearcey, que lembra os avivalistas que souberam manter o equilíbrio entre devoção e racionalismo, citando o exemplo de Jonathan Edwards¹.
O anti-intelectualismo já foi muito forte entre os pentecostais, fato esse que não pode ser negado. O teólogo Stanley M. Horton, o maior expoente hodierno do pentecostalismo clássico, escreveu:

O Dr. Burton Goddard, que me ensinou hebraico no Gordon (Seminário Teológico Gordon-Conwell), incentivou-me a ir para Harvard fazer doutorado em Antigo Testamento. Ele também me ajudou a conseguir uma excelente bolsa de estudos. Quando contei ao irmão Smuland, meu superintendente distrital, que eu estava agradecido a Deus pela bolsa de estudos, ele retrucou: - A Deus ou ao diabo?²


A missionária norte-americana Ruth Dorris Lemos junto como o seu esposo, o Rev. João Kolenda Lemos, implantaram o primeiro seminário assembleiano no Brasil, O Instituto Bíblico das Assembléias de Deus(IBAD) em outubro de 1958. Ela conta que “eles (os pastores brasileiros) não tinham uma visão desse trabalho aqui no Brasil. E também missionários de outros países não tiveram esse sentimento”.³
O antiintelectualismo dos assembleianos brasileiros não partiu dos missionários suecos. Eles sempre valorizaram o estudo bíblico, mas não tinham uma visão de seminários nos moldes americanos. O missionário Gunnar Vingren foi um dedicado seminarista por quatro anos em Chicago(EUA). O que prevaleceu foi as Escolas Bíblicas de Obreiros (EBO), que já fazem parte da tradição assembleiana. As EBO´s eram realizadas em pequenos períodos no ano. Apesar das EBO´s, muitos pastores pentecostais no Brasil eram anti-intelectuais e acusavam os seminários de “fábricas de pastores”.
Esse tempo passou, hoje o número de eruditos pentecostais só está crescendo, os seminários e faculdades assembleianas proliferam por todo o Brasil. Hoje, o perigo está em vários jovens que buscam seminários, e caem em covis de cobras do liberalismo teológico de Rudolf Bultmann ou da neo-ortodoxia de Karl Barth. Há até pentecostal que é considerado maior defensor do teísmo aberto, modismo teológico de origem liberal.

02) o antiintelectualismo e o neopentecostalismo.
O antiintelectualismo se manifesta de maneira violenta, hoje, no neopentecostalismo. O maior líder neopentecostal do Brasil escreveu:

Todas as formas e ramos da teologia são fúteis, não passam de emaranhados de idéias que nada dizem ao inculto, confundem os simples e iludem o sábio. Nada acrescentam à fé e nada fazem pelos homens, a não ser aumentar sua capacidade de discutir e discordar entre si. 4
Será que esse líder não lembra dos benefícios, para o cristianismo, por parte dos teólogos ortodoxos que amavam a palavra de Deus? Certamente, se as ovelhas de muitos mercadores na fé, tivessem o mínimo de conhecimento bíblico, não entregariam os seus bens para sugadores e aproveitados, que usam a Bíblia de maneira indevida.
A cada dia nasce uma nova denominação neopentecostal no Brasil, mas a maioria esmagadora dessas novas denominações, já nascem sem Escola Dominical. Será um interesse na ignorância do povo? Infelizmente, muitas congregações de denominações tradicionais abandonaram a Escola Dominical.

03) a falácia do antiintelectualismo.

Um dos textos bíblicos mas usados pelos defensores do antiintelectualismo, se encontra em 2Co 3.6b(A letra mata, e o espírito vivifica). Quanto Paulo diz que a letra mata, ele não está se referindo ao estudo, mas a letra da lei de Moíses, que a ninguém salva, mas mostra o estado pecaminoso do homem e a severidade em relação ao pecado.
A Bíblia, pelo contrário, incetiva a busca pelo conhecimento:

a) Não se aparte de sua boca o livro dessa Lei; antes medita nele dia e noite (Js 1.8a)

b) A exposição de tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl 119.130).

c) No ano primeiro de seu reinado, eu Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos (Dn 9.2).

d) Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Os 6.3a).

e) Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22.29).

f) Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam(Jo 5.39).

g) Persiste em ler, exortar e ensinar (1Tm 4.13).

h) Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos (2Tm 4.13).

i) Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18).

04) as causas do antiintelectualismo.
Os principais fatores que contribuem para um forte antiintelectualismo no meio evangélico é o pragmatismo religioso e o empirismo desenfreado.
O pragmatismo baseia a verdade em sua utilidade e satisfação. O pragmático nunca pergunta se algo é verdadeiro, mas a sua pergunta é se algo funciona. A partir do momento que a funcionalidade de algo é a busca primaz do agente pesquisador, a sua tendência será o antiintelectualismo. A verdade, e sua busca, está em segundo plano. O pragmático descobre, por exemplo, que um homem cura enfermos com “o cuspe de Cristo”, em vez de buscar a base escriturística e fundamentar esse fato na verdade bíblica, o sujeito prefere a “cura do cuspe”, pois funciona.
O empirismo evangélico é pai do antiintelectualismo, pois baseia as suas “verdades” em experiência. As experiência são levadas as extremos, estabelecendo até doutrinas. Os “empiristas gospel” são anti-intelectuais de carteirinha. Um famoso pregador empirista, chamou o seu doutorado de porcaria, se vê o valor da teologia para esse pregador. É bom observar que há vários sites oferecendo doutorado de teologia por correspondência, puro engano e fraude.

05) o equilíbrio entre intelectualidade e devoção.

Há uma idéia muita errada, que associa estudo a apatia espiritual. O estudo não produz crentes nominais ou pessoas frias na fé com Cristo. Grandes eruditos, como muitos analfabetos estão mortos espiritualmente. O que determina comunhão com Deus não é o exterior (bens materiais, graduações etc), mas uma busca sincera por Deus. O mais importante é o equilíbrio de uma devoção emocional ao estudo intelectualizado. John Stott, em seu livro Cristianismo Equilibrado5, fez uma importante observação:

Alguns crentes são tão friamente intelectuais que se questiona serem eles mamíferos de sangue quente, para não dizer seres humanos, ao passo que outros são tão emocionais que se deseja saber se são possuidores de uma porção mínima de massa cinzenta. Eu me sinto constrangido a dizer que o mais perigoso dos dois extremos é o anteintelectualismo de depois a entrega ao emocionalismo...
Sinto-me na obrigação de acrescentar, contudo, que se o antiintelectualismo é perigoso, a polarização oposta é quase igualmente perigosa. Um hiperintelectualismo árido e sem vida, uma preocupação exclusiva com ortodoxia não é cristianismo do Novo Testamento. Não há dúvida de que os crentes primitivos eram profundamente motivados pela experiência de Jesus Cristo.


Nada de antiintelectualismo, mas não se deve cair no extremo do hiperintelectualismo, como lembra Stott. Ambos são prejudiciais, pois os extremos são perigosos. O estudo não pode deixar ninguém sem emoções, as emoções não podem deixar alguém sem racionalidade.

Conclusão:


O cristão deve regeitar a teologia, filosofia, biologia, psicologia e outros ramos de estudo que trazem conceitos baseados em mentiras, que contrariam as verdades bíblicas. Mas tudo aquilo que a teologia, filosofia, biologia, psicologia e outros ramos de estudo que trazem como verdades, que se baseam na revelação bíblica, deve ser abraçada pelo cristão. A frase do Clemente de Alexandria, um dos pais da igreja, deve ser lembrada, ele disse: “Toda verdade é a verdade de Deus”.

1 de dez. de 2013

O QUE PRECISAMOS DEIXAR DE SER, E O QUE PRECISAMOS SER!

Celeiro de Vida


INTRODUÇÃO

Referência: Colossenses 3.5-12
- A vida cristã tem dois lados: um negativo e outro positivo. Ser cristão é deixar de ser e fazer alguma coisa, para ser e fazer outras coisas. 
- Devemos nos arrepender do pecado e pôr nossa confiança em Cristo. Precisamos fazer morrer nossa natureza terrena e revestir-nos do novo homem. Precisamos abominar o mal e amar o bem. 
- Nesta noite, vamos ver o que precisamos deixar de ser e o que precisamos ser.

I. O QUE PRECISAMOS DEIXAR DE SER
1. Uma pessoa intolerante 
- Tem gente que é igual Nabal, dura no trato e ninguém pode lhe falar Tudo é na ponta da faca, só age com dureza, só fala com rispidez. Meu irmão deixa de ser cricri, de ser intolerante com as pessoas. Aprenda a fazer elogios, a encorajar as pessoas. Seja agradável com as pessoas. Jesus era cheio de graça. Ele tinha a capacidade de atrair as pessoas. 
- O maior gesto de maturidade é ser parecido com Jesus. O alvo da vida cristã é atingir a plenitude da estatura de Cristo. A marca de Jesus é que sempre que as pessoas ficavam perto dele, saiam mais animadas com a vida. 
- A Bíblia diz: “Assim como quereis que os homens vos façam, fazei vós também” (Lc 6.31).
2. Uma pessoa pessimista 
- Uma pessoa pessimista olha para vida com lentes escuras. Ele só enxerga problemas, só vê dificuldades, só conversa sobre tragédias, só olha para vida pelo lado mais sombrio. 
- Ah, o PIB vai cair mais ainda em 2006. A violência vai aumentar em 2006. O desemprego vai fechar a porta para meu filho que está se formando. Eu não vou conseguir passar naquele vestibular. Eu não vou conseguir passar naquele concurso. Eu não vou conseguir fechar as minhas contas. Eu não vou conseguir mais uma vez realizar os meus sonhos. 
- Os dez espias de Israel viram a terra prometida, mas viram também gigantes e se consideraram gafanhotos. Eles disseram: somos insetos, vamos ser pisoteados, esmagados. Não podemos. Somos impotentes. 
- Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”.
3. Uma pessoa rancorosa 
- Tem gente que parece ter um poço de amargura jorrando continuamente de dentro do coração. Gente de mal com a vida. Está sempre resmungando, reclamando da família que tem, da casa que mora, da roupa que veste, da comida que come, da igreja que freqüenta. 
- Uma pessoa amargurada vive perturbada e contamina os outros. Hebreus 12.15 diz: “… nem haja raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”. 
- Irmão apague essas memórias amargas. Delete esses arquivos que azedam o seu coração. Sepulte o passado no passado. Se você não perdoar, você será escravo da pessoa que você menos gostaria de conviver.
4. Uma pessoa hipersensível - Deixa de ser vítima, de viver resmungando pelos cantos, dizendo que ninguém gosta de você, que ninguém se importa com você, que ninguém dá oportunidade para você. Pare com essa mania de pensar que você é um coitadinho, incapaz. 
- Levante a sua cabeça. Assuma o seu papel no seu lar, na sua escola, no seu trabalho, na sua igreja. Você tem valor, você é especial para Deus. Você é filho de Deus, ovelha de Cristo, santuário do Espírito Santo, menina dos olhos de Deus, a herança de Deus, a delícia de Deus. Olhe para a vida com os olhos de Deus. Deixa se encolher e viver na caverna.
5. Uma pessoa incrédula - Eu acho isso muito difícil de Deus fazer. Isso é impossível de acontecer. O tempo dos milagres acabou. Deus não age mais assim hoje. Não podemos esperar mais a intervenção de Deus. As orações não podem mudar os acontecimentos. 
- Mas Jesus lhe diz: “Não temas, crê somente”; “se creres, tudo é possível ao que crê”; “se creres verás a glória de Deus”. Hebreus 11.6 diz: “De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna o galardoador dos que o buscam”. 
- Você quer ter mais fé? Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. Leia a Bíblia.
6. Uma pessoa descomprometida com Deus e com sua igreja 
- Deixe de ser um crente fajuta, um crente turista, um crente de temporada, que vem a igreja apenas em ocasiões especiais, ou que chega sempre atrasado na casa de Deus e sai mais cedo. 
- Deixe de ser um crente fiscal da vida alheia. Olha para a sua própria vida. Veja a trave que está no seu olho, antes de apontar o cisco do olho do seu irmão. 
- Deixe de ser um crente oba-oba, que vem a igreja apenas para um desencargo de consciência, mas que durante a semana não tem nenhum compromisso com Deus. 
- Deixe ser um crente analfabeto da Bíblia que tem na ponta da língua a escalação do seu time, mas não sabe o nome dos apóstolos de Jesus. Que conhece todas as piadas dos programas humorísticos, mas jamais verteu uma lágrima por aqueles que estão para o inferno. 
- Deixe de ser um crente carnal, impuro, que vive chafurdado em pornografia, que vive rebuscando o lixo da internet, que vive com os olhos empapuçados de impureza e o coração cheio de lascívia. Deixe de viver na prática inveterada do pecado. Aquele que vive pecando nunca viu a Deus. 
- Deixe de ser infiel ao seu cônjuge. Deixe de tratar seus filhos com amargura. Deixe de tratar os seus pais com ingratidão.
II. O QUE PRECISAMOS SER
1. Uma pessoa cheia do Espírito Santo 
- Ser cheio do Espírito Santo é uma ordem. Não temos opção. Não é uma recomendação, mas um mandamento. Não ser cheio do Espírito Santo é pecado. 
- O apóstolo Paulo diz: “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Há aqui uma semelhança e um contraste. A semelhança: uma pessoa bêbada está sob o efeito do álcool. Ela perde o controle da sua personalidade. Perde a inibição. Uma pessoa cheia do Espírito, também está sob o controle do Espírito, ela recebe poder. 
- O contraste: o vinho produz dissolução, o enchimento do Espírito domínio próprio. O vinho traz vergonha, o enchimento do Espírito alegria e honra; o vinho é depressivo, o enchimento do Espírito estimulante: adoração, comunhão, gratidão, serviço. 
- Você é uma pessoa cheia do Espírito? Há poder na sua vida? Você vive em santidade? Há graça em suas palavras? Há paixão pelos perdidos em seu coração?
2. Uma pessoa alegre 
- A Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez, digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). 
- Pv 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”. 
- Pv 17.22: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”. 
- Uma pessoa alegre atrai, mas uma pessoa ranzinza afasta as pessoas. Tem gente que vive reclamando: ta doendo aqui, ta doendo ali. Humm, minha cabeça. Humm minha barriga. Hum as minhas pernas. Ai dá doendo… Meu irmão, sua mulher merece um troféu para agüentar todas as suas murmurações. Minha irmã, seu marido é um herói, para agüentar todo o seu mau humor. 
- Jesus trouxe alegria. O Reino de Deus é alegria. O Fruto do Espírito é alegria. A ordem de Deus é alegrai-vos. Alegria vai ser o clima do céu eternamente!
3. Uma pessoa amorosa 
- Os discípulos de Cristo não são conhecidos no mundo por serem presbiterianos, calvinistas, reformados, conhecerem a confissão de fé, ou serem pentecostais carismáticos, mas pelo amor. 
- Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.34,35). 
- O apóstolo Paulo diz que o amor é o vínculo da perfeição (Cl 3.14). 
- O homem ama, mas só Deus é amor. É da essência do ser de Deus ser amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 
- Os dois maiores mandamentos da Palavra de Deus estão ligados ao amor: Amar a Deus e ao próximo. 
- Você tem demonstrado amor dentro da sua casa? Sua esposa pode afirmar isso? Seu marido pode atestar isso? Seus filhos têm recebido seu amor? Seus pais são banhados pelo óleo do seu amor? 
- Você tem verbalizado para as pessoas o quanto você as ama? Não adianta mandar flores para o funeral. Agora é hora de manifestar seu amor! 
- Ilustração: o homem que levava um buquê de flor para colocar na sepultura da esposa e viu uma criança chorando porque não podia comprar uma rosa para dar à sua mãe no seu aniversário. Ele deu o buquê de rosa para a menina.
4. Uma pessoa generosa 
- O princípio de Deus para você receber, é dar. 
- Como devemos dar? “Daí e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38). – Ilustração: como o pipoqueiro enche a sacola de pipoca. 
- Não é dar para receber. Não é barganha nem troca. 
- E o desejo de dar sem ter tempo para receber. O dinheiro é uma semente, você semeia, um dia você colhe, muito mais do que semeou. Quem semeia com fartura com abundância ceifará. 
- Ilustração: Presbítero Adilson (me hospedei em sua casa e ele me deu uma oferta). 
- Minha experiência nos Estados Unidos – ofertar às pessoas mais carentes e o que Deus nos deu. 
- A semente que frutifica não é a que você come, mas a que você semeia. 
- Acumular só para você dá ferrugem e traça. Um dia seremos julgados pela generosidade: Mateus 25.31-46.
5. Uma pessoa pontual nos seus compromissos 
- Se você é uma pessoa responsável você chega na escola na hora certa, porque se chegar atrasado não pode entrar. Você chega no trabalho na hora certa, porque se não é mandado embora. Você chega no aeroporto na hora certa, porque se não perde o vôo. Por que só na igreja você pensa que pode chegar atrasado? Será que Deus não merece o seu melhor? 
- Quando eu chego atrasado estou dizendo: que o meu tempo é mais importante do que o tempo dos outros; que o que eu faço é mais importante do que os outros fazem; que eu não me importo com os outros. 
- Seja pontual e fiel na devolução dos dízimos e ofertas. Se todos os crentes fossem como você, ela poderia estar com suas portas abertas? Você tem sido fiel nos dízimos? Quando você está fazendo seu envelope de dízimo, Jesus pode dizer-lhe: “Bom está servo bom e fiel”? Faça prova de Deus. Comece a ser um dizimista fiel. Tape a boca do devorador na sua vida. Deus vai abrir as janelas do céu e derramar sobre sua vida bênção sem medida.
6. Uma pessoa comprometida com a oração e com a Palavra - Faça o compromisso com Deus de ler a Bíblia toda este ano. Se você ler três capítulos por dia você lê a Bíblia toda num ano. 
- Faça o compromisso com Deus de ser um crente dedicado à oração. Comece sua terça-feira na igreja, às 6.30h. Daniel orou no capítulo 2 e Deus livrou os sábios da Babilônia da morte. Daniel orou no capítulo 6 e Deus fechou a boca dos leões. Daniel orou no capítulo 9 e deus mandou um anjo voar para lhe trazer a notícia de que ele era muito amado no céu. A igreja primitiva orou e o Espírito foi derramado. A igreja orou e as portas das prisões se abriram. A igreja orou e o evangelho espalhou-se com poder. 
-  Deixe de saturar sua alma com o lixo das novelas. 
- Você quer uma vida vitoriosa? Dedique seu coração para ler, meditar, viver e ensinar a Palavra de Deus. 
- Dê bíblia de presente para seus parentes e amigos.  
- Seja um aluno assíduo da Escola Dominical. 
- Evangelize alguém. Ganhe pelo menos uma alma para Jesus. Discipule alguém. Não enterre esse tesouro que é a Palavra de Deus.
Rev. Hernandes Dias Lopes